quinta-feira, 31 de março de 2011

Zoo de Lagos recebe três crocodilos-anões e uma fêmea de lince americano


O Parque Zoológico de Lagos recebe amanhã quatro novos habitantes: três crocodilos anões africanos (os únicos em Portugal) e uma fêmea de lince americano. Em declarações à agência Lusa, Paulo Figueiras, o proprietário do parque, explicou que os crocodilos são provenientes do Bioparque de Fuengirola, enquanto a fêmea de lince vem do Zoo de Jerez de la Frontera, ambos em Espanha. O mesmo responsável referiu que os crocodilos-anão têm cerca de seis anos, meio metro de comprimento e são originários de África, "embora tenham nascido no parque espanhol, tal como o lince, que tem cerca de seis meses de idade".

Os crocodilos são da espécie mais pequena do Mundo. Vivem no oeste de África e na costa de Serra Leoa, em pântanos. Alimentam-se de pequenos mamíferos, como roedores, mas também gostam de insectos e anfíbios. O crocodilo anão é um ser, normalmente solitário, e para se defender dos predadores a sua pele, em tons verdes, permite uma camuflagem. Raramente atacam humanos. Esta espécie está ameaçada porque as populações os matam para comer e vender a sua pele muito utilizada em carteiras.

Já a fêmea de lince americano, espécie conhecida como “bobcat”, vem também de um zoo em Espanha e vai fazer companhia ao macho que já está nas instalações do Zoo de Lagos há alguns anos. O objectivo é fazer com que estes dois exemplares se reproduzam e contribuam desta forma para o aumento do número de linces americanos, animais que também se encontram ameaçados.

O mesmo responsável disse ainda que o Zoo de Lagos recebeu, no fim-de-semana, outros dois animais, provenientes da associação AAP Stitching, com sede em Almere, na Holanda. "Trata-se de um Coati de cauda anelada e um macaco saguim-comum, animais que foram resgatados pela associação, que recolhe de animais abandonados, confiscados e em situações de risco", observou Paulo Figueiras. Os dois animais, o Coati, mamífero de ordem carnívora, e o saguim vão juntar-se a fêmeas existentes naquele zoo algarvio.

0 comentários:

Enviar um comentário