segunda-feira, 18 de abril de 2011

Activistas chineses salvaram 520 cães de irem para o matadouro

Segundo Global Times, activistas dos direitos dos animais estão furiosos com as notícias que, durante o fim-de-semana, deram conta da apreensão de um camião que transportava 520 cães e que se dirigia para um matadouro, na província chinesa de Jilin, noticia. O veículo foi detectado na sexta-feira e, desde então, várias pessoas têm questionado os engenhos da lei de protecção animal.

O caso aconteceu na sexta-feira, quando um homem, de apelido An, viu o camião na auto-estrada de Beijing-Harbin, na zona de Tongzhou, cerca das 11 horas. Suspeitando que os cães tinham sido adquiridos de forma ilegal, obrigou o camionista a parar e, através do seu microblog, pediu ajuda a outras pessoas. “Depois de ultrapassar o meu camião, o veículo trava abruptamente, obrigando-me também a travar bruscamente”, contou, ao Global Times, o motorista do camião, Hao Xiaomao.

Assim que o pedido de ajuda entrou no blogue de An, centenas de activistas dos direitos dos animais começaram a chegar ao local com água e comida. A polícia foi obrigada a fechar a saída mais próxima. Depois de verificar toda a documentação, as autoridades concluíram que o camionista tinha todas as autorizações necessárias, mas os activistas recusaram sair do local enquanto os animais não fossem libertados. Quinze horas depois, a concentração acabou, depois de uma empresa de animais de estimação e uma fundação de conservação animal terem comprado os cães por mais de 12 mil euros. Contudo, Hao Xiaomao, 33 anos, referiu que perdeu mais de dois mil euros por não ter transportado a carga até ao matadouro.

Acusando os activistas de agir ilegalmente, o camionista disse: “Eles não eram nem polícia, nem inspectores. Além disse, o que fizeram é muito perigoso numa auto-estrada. Tanto transporto cães, como porcos, vacas ou ovelhas. O país ainda não proibiu que se coma carne de cão”.

0 comentários:

Enviar um comentário